Nesta terça-feira (22), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) realizou um evento marcante em homenagem às mulheres que atuam nas forças policiais e nas instituições de segurança de Roraima. Intitulado “Mulheres da Segurança: Cuidando de Quem Protege”. O encontro aconteceu no Centro Amazônico de Fronteira (CAF) e reuniu servidoras da SESP, Polícia Civil (PCRR), Polícia Militar (PMRR), Corpo de Bombeiros Militar (CBMRR), Ministério Público de Roraima (MPRR), Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUC) e Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).
Mais do que uma homenagem, o evento foi um reconhecimento à força, competência e coragem de mulheres que, todos os dias, enfrentam desafios e cumprem, com excelência, o papel de proteger a sociedade. A programação contou com importantes palestras, da Dra NATASHA CAUPER, Advogada, Ouvidora da Mulher da OAB/RR, especialista em Direito Público e Administrativo que abordou o tema “Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho” e com CAROL QUEIROZ, Fisioterapeuta Pélvica, Sexóloga e Treinadora Comportamental, com o tema “A Ousadia de Ser Livre”. Teve ainda sorteios, brindes e serviços voltados ao bem-estar físico e emocional das servidoras — uma pausa para cuidar de quem está sempre cuidando de todos nós.
A cerimônia foi conduzida pela Secretária de Segurança Pública, coronel Carla Jordanna Rodrigues, que destacou o compromisso da gestão com a valorização das mulheres e com a promoção de um ambiente mais justo, inclusivo e representativo dentro das instituições. O governador Antonio Denarium também marcou presença e enfatizou que, em seu governo, “não há distinção entre homens e mulheres. As mulheres estão presentes e ocupam cargos de destaque”. O vice-governador Edilson Damião reforçou a importância da atuação feminina nas corporações e o compromisso permanente com políticas públicas que promovam a igualdade de gênero.
Durante o evento, a Delegada-Geral Darlinda de Moura Viana ressaltou que ações como essa fortalecem a rede de apoio entre as servidoras, promovem a integração entre as instituições e destacam o protagonismo feminino no setor da segurança pública.
O Estado de Roraima tem dado passos importantes na ampliação da presença feminina nas forças de segurança. Desde o fim da cláusula de barreira nos concursos públicos, foram contratadas 332 mulheres em uma única turma da Polícia Militar, além das diversas nomeações na Polícia Civil e Polícia Penal — um reflexo do compromisso do governo em garantir igualdade de oportunidades.
O evento foi um momento de celebração, reconhecimento e cuidado, mas, acima de tudo, uma reafirmação de que as mulheres da segurança pública são exemplo de dedicação, força e liderança. Elas não apenas fazem parte da história da segurança em Roraima — elas constroem essa história com coragem e dignidade, todos os dias.































































