OPERAÇÃO SHAMAR: Forças de segurança intensificam combate à violência contra a mulher em Roraima

Iniciativa marca o início do Agosto Lilás com ações integradas em todo o estado

Roraima dá início ao mês de agosto com um reforço estratégico no enfrentamento à violência doméstica e ao feminicídio. A Operação Shamar 2025, deflagrada nacionalmente nesta sexta-feira, 1º de agosto, pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), em alusão ao “Agosto Lilás”, foi oficialmente lançada no Estado pelo Governo de Roraima, por meio da SESP/RR (Secretaria de Segurança Pública), com a integração de todas as forças de segurança.

Coordenada pela SESP, a operação conta com a parceria da PCRR (Polícia Civil de Roraima), PMRR (Polícia Militar de Roraima), CBMRR (Corpo de Bombeiro Militar de Roraima), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), PRF (Polícia Rodoviária Federal) e DEINT (Departamento de Inteligência).

Na manhã desta sexta-feira, a secretária de Segurança, Carla Jordanna Rodrigues, anunciou o início da operação durante coletiva no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle), destacando que as ações envolvem não apenas repressão, mas também investigação, atendimento especializado e educação preventiva.

“A Operação Shamar vai além da repressão: ela une medidas investigativas, atendimento especializado e atividades educativas. Essa integração é fundamental para garantir agilidade nas investigações, cumprimento de medidas protetivas e, principalmente, levar informação e conscientização para a sociedade. Estaremos todos imbuídos nesta importante missão, atuando na capital e nos municípios do interior com palestras, ações educativas e orientações, alcançando o maior número possível de pessoas”, afirmou Carla Jordanna.

Entre as ações previstas pelas forças estaduais estão o cumprimento de mandados de prisão, conclusão de inquéritos, fiscalização de medidas protetivas, além de campanhas educativas e palestras em Boa Vista e nos municípios do interior.

ATUAÇÃO INTEGRADA – O comandante-geral da PMRR, coronel Overlan, ressaltou o papel da Patrulha Maria da Penha no suporte direto às vítimas.

“A Polícia Militar faz um trabalho preventivo e informativo, realizando visitas às famílias e conversando com as vítimas para que o infrator seja responsabilizado por seus atos. A PM está pronta para atuar, tanto na capital quanto no interior, levando informações e conscientizando as vítimas sobre a importância da denúncia. Inclusive, a Patrulha Maria da Penha terá efetivo dedicado em todos os municípios, garantindo presença constante e apoio às mulheres que necessitam de proteção”, reforçou.

O delegado-geral em exercício da Polícia Civil, Luciano Silvestre, também destacou a importância da ação coordenada:

“O governo de Roraima, através da Polícia Civil, participará ativamente da Operação Shamar. Essa operação é essencial para que possamos garantir, de forma efetiva, o suporte à segurança das mulheres vítimas de violência doméstica. Por meio dessa ação integrada entre todos os órgãos de segurança pública do estado de Roraima, ampliamos nossa capacidade de resposta, atuando diretamente na proteção das vítimas e na responsabilização dos agressores, fortalecendo o compromisso da Polícia Civil com a justiça e a segurança da comunidade roraimense”, declarou.

Delegadas destacam a importância de conscientizar autores de violência

As delegadas da DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e do PCE (Plantão Central Especializado) também participaram do lançamento e reforçaram a necessidade de ações voltadas à conscientização dos homens autores de violência.

A diretora em exercício do DPE (Departamento de Polícia Especializada), delegada Elivania Aguiar, destacou o ineditismo e a relevância dessa abordagem:

“Vamos atuar em diversos municípios com palestras, panfletagens e também com ações repressivas, como o cumprimento de mandados de prisão, entre outras medidas da Polícia Judiciária. Este ano, no entanto, teremos um diferencial importante: iniciaremos um trabalho específico de conscientização voltado aos homens autores de violência. Nosso objetivo é promover uma mudança real de comportamento, alcançando um público que, muitas vezes, troca de vítima, mas não modifica suas atitudes. Essa ação será um marco para a instituição, pois visa promover um novo entendimento sobre a violência doméstica e sexual, e, assim, quebrar ciclos de agressão que ainda persistem”, explicou Elivania.

A delegada Kamilla Basto, que coordenará as ações da operação na Polícia Civil, detalhou os principais focos da atuação da instituição:

“Durante a operação, realizaremos o cumprimento de mandados de prisão em aberto contra autores de violência doméstica, além de intensificar ações de conscientização, como panfletagens e palestras. Essas atividades acontecerão em Boa Vista e, também nos municípios do interior, com atenção especial a Caracaraí, Bonfim e Alto Alegre. A Polícia Civil está à disposição para atender todas as mulheres vítimas de violência e, também convida empresas e instituições interessadas em receber nossas equipes para ações educativas, ampliando o alcance da mensagem de respeito e proteção às mulheres”, afirmou.

CANAIS DE DENÚNCIA

Mulheres que sofram qualquer tipo de violência podem procurar ajuda por meio dos seguintes canais:

Ligue 180, uma Central de Atendimento à Mulher (gratuito, 24h por dia)

Disk Denúncia da Polícia Civil: https://diskdenuncia.policiacivil.rr.gov.br . Além dos meios convencionais, a Polícia Civil de Roraima oferece quatro formas para realizar denúncias que são na modalidade online, e-mail, por WhatsApp pelo telefone 95 98412-565 ou por telefone no 197.

SOBRE A OPERAÇÃO SHAMAR – A Operação Shamar é uma iniciativa nacional do Governo Federal, em parceria com os estados, para ampliar a proteção às mulheres, promover ações educativas e otimizar os recursos de segurança, garantindo respostas mais rápidas e efetivas. O nome vem do hebraico e significa “guardar”, “proteger”, “vigiar”, “zelar” e “cuidar”.

SECOM RORAIMA
Texto: Sandra Lima/PCRR – Salete Giacomet (SESP)
Fotos: SecomGov/Fernando Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acessar o conteúdo