Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (28), na sede da Secretaria da Segurança Pública (SESP), o governador Antonio Denarium, o vice-governador Edilson Damião e a cúpula da segurança estadual – secretária da Segurança, Carla Jordanna Rodrigues, comandante da Policia Militar, coronel QOC PM Overlan, comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Anderson Mattos, delegado geral adjunto, Luciano Silvestre, secretário da Sejuc, Hercules Pereira e a delegada da Delegacia da Mulher (DEAM), Clarissa Pinheiro, apresentaram resultados históricos que colocam Roraima como o estado que mais reduziu os índices de homicídios e Mortes Violentas Intencionais (MVI) do país.
De acordo com o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública – edição 2025, Roraima ocupa o 1º lugar entre os 10 estados com maior redução na taxa de homicídios, alcançando queda de – 37,2% em números absolutos.
Redução consistente ano a ano
Segundo a plataforma Sinesp, do Ministério da Justiça, os registros de MVI em Roraima vêm caindo de forma contínua desde 2019. Em 2018, o estado contabilizava 390 casos. Já em 2019, no primeiro ano de gestão do governador Denarium, o número caiu para 220. Em 2020 foram 212 casos; em 2021, 233; em 2022, 199; em 2023, 183; e em 2024, 132 registros.
No acumulado de janeiro a julho de 2025, foram 60 ocorrências, o que representa uma queda percentual no período de 2018 a 2025, de – 66,48%, consolidando Roraima como o estado com o menor número de mortes violentas do país em termos absolutos.
Investimentos e integração das forças
O governador Denarium destacou que os avanços são resultado direto de investimentos estruturais e da integração entre as forças de segurança. Nos últimos seis anos, foram aplicados R$ 290 milhões em modernização tecnológica, reaparelhamento, infraestrutura e valorização de servidores das Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e da SESP.
Denarium reforçou que hoje o Estado voltou a gerir de forma eficiente suas unidades prisionais e que a polícia está presente nas ruas, tanto da capital quanto no interior do estado, e as investigações estão mais eficazes e céleres, com o incremento em profissionais, em materiais e armamentos, gerando com isso ações mais firmes e eficientes contra o crime organizado.
Secretário Hercules Pereira, da Sejuc, endossou a fala do governador sobre o sistema prisional e explicou que hoje o estado está mais presente, agindo de forma mais enérgica, impedindo que criminosos determinem ordens de dentro das cadeias.
A secretária de Segurança, Carla Rodrigues, reforçou o compromisso no combate aos crimes de violência contra a mulher, destacando as ações intensificadas no mês de agosto, período da campanha nacional Agosto Lilás.
“Nosso trabalho integrado tem sido fundamental para dar mais proteção às mulheres e enfrentar este tipo de violência que cresce em todo o Brasil. Em Roraima estamos trabalhando de forma integrada com ações preventivas, ostensivas e palestras, conscientizando a população e levando informação e apoio a quem mais precisa.”, afirmou.
Estado mais seguro
De acordo com o vice-governador Edilson Damião, os números comprovam que Roraima é hoje uma referência nacional em segurança pública.
“Estamos colhendo os resultados de uma política firme e responsável, que devolveu a tranquilidade para a população”, disse.
Os números apontam que com planejamento, integração e investimentos, Roraima assume posição de destaque e se consolida como o estado que mais reduziu a violência no Brasil.



