Operação “Águas Seguras” – Belém-PA.

Os servidores estaduais, policial civil Edson Lázaro R. T. Júnior, representante do DEINT/SESP-RR, e o major QOCPM Fabrício R. Barroso, representante da PMRR, participaram, no último dia 02 de outubro, do Debriefing da Operação “Águas Seguras”, que aconteceu na cidade de Belém-PA. O evento teve por objetivo discutir ações que visam o fortalecimento da Segurança Pública nas vias navegáveis do Estado, bem como dos demais que compõem a Amazônia Legal.
A operação é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública que, através da Diretoria de Operações Integradas-SENASP/DIOP, de maneira inédita implementou um plano integrado de operações com vistas ao combate a atividades criminosas, a proteção das populações ribeirinhas e a preservação do meio ambiente, utilizando abordagens coordenadas e multifacetadas em todos os estados da região norte do país.
Em Roraima, a execução da operação ocorreu entre os dias 22 de agosto a 06 de setembro de 2024 e na oportunidade, os policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais, da Polícia Militar-BOPE/PMRR integraram a equipe da BASE FLUVIAL ARPÃO II, pertencente ao Estado do Amazonas e que, em conformidade com o Termo de Cooperação Técnica assinada entre os estados, está localizada na foz do Rio Branco/ RR junto ao Rio Negro/ AM.
A operação realizada entre as equipes operacionais responsáveis pela “Águas Seguras” resultaram em:

• 62 embarcações abordadas;
  • 1.677 pessoas abordadas;
  • Apreensão de 46,400Kg de substância entorpecente aparentando ser skank;
  • Uma espingarda calibre 28 apreendida;
  • 06 munições não deflagradas, calibre 28;
  • Apreensão de um avião, em Santa Maria do Boiaçu.
    Em tratativas realizadas durante a reunião, o Governo Federal, para a correta efetivação das operações futuras, se comprometeu em disponibilizar materiais (embarcações, drones e armamentos), realização de cursos operacionais especializados, bem como pagamento de diárias para as equipes.